Entregamos em todo o Brasil O valor da Guia do ICMS será recolhido à parte conforme a alíquota de cada Estado

Frete grátis SP e grande SP para compras acima de R$ 300,00

3x sem juros no cartão para compras acima de R$ 600,00

5% de desconto à vista no boleto ou depósito, exceto nos
produtos em Oferta

Acerte na escolha dos vinhos para o seu casamento!

Organizar uma festa de casamento não é uma tarefa muito simples. É preciso pesquisar, escolher e decidir todos os preparativos da lista: espaço, decoração, música, bolos, doces e, claro, as bebidas.

No pacote de bebidas alcoólicas, geralmente é incluído cervejas, destilados (podendo ser servido como drinks ou em doses), e os vinhos. No entanto, decidir quais são os vinhos ideais para a festa, pode ser um pouco complicado. Afinal, existem diversos tipos de uvas, de diferentes regiões do mundo e cada um, combina melhor com determinado momento da festa e harmoniza com tipos de pratos bem específicos.

Para ajudar você a ter uma festa perfeita, separamos algumas dúvidas frequentes e sugestões de vinhos para agradar a todos os gostos. Confira.

1.   Quais tipos de vinho são ideais para a sua festa de casamento?

Entre os diversos tipos de vinhos, quatro deles são essenciais para montar uma lista de bebidas completa para o seu casamento: os vinhos espumantes, os vinhos brancos, os vinhos rosés e os vinhos tintos.

As escolhas dos rótulos e da quantidade de cada vinho, vai variar de acordo com o estilo da festa: ela será realizada durante o dia ou durante a noite? No inverno ou no verão? Qual vai ser o tipo de buffet? Qual foi o cardápio escolhido? Quais outras bebidas serão servidas? Os casamentos durante o dia e festas feitas no verão pedem mais vinhos brancos, rosés e espumantes do que as festas noturnas. Assim como os casamentos na praia e no campo!

2.    Quantas garrafas devo comprar?

O tamanho da festa não importa nesse cálculo, pois a média é sempre a mesma e os elementos costumam ser iguais. Se for no estilo coquetel - com canapés e finger foods, o famoso “bolo e Champagne” - aposte em uma garrafa para cada dois convidados; Agora, se for servir um almoço ou jantar, pode diminuir o volume de garrafas - uma para cada três convidados é o ideal.

3.    Quais vinhos escolher?

Essa é a pergunta que não quer calar, mas a resposta é bem simples: vai depender... em primeiro lugar, o que vai ser servido no casamento. Canapés? Carnes? Massas? Risotos? Doces? Quanto pretende gastar com as bebidas?

Essas perguntas são muito importantes para poder definir a carta de vinhos ideal para os seus convidados, porque os vinhos devem ser perfeitamente harmonizados com o cardápio escolhido. Veja as dicas que separamos:

Carne Vermelha
Se os pratos principais são de carne vermelha, os vinhos ideais são os tintos. Um vinho argentino feito de Malbec, ou os mais leves como os Pinot Noir são perfeitos; Mas você pode escolher os tintos intermediários também, como Merlot e Carménère são ótimas sugestões.

Carne de Aves
Carnes brancas pedem vinhos mais leves e com menos taninos para acompanhar, como os das castas Pinot Noir e Carménère. Entre os vinhos brancos, opte pelas uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc, além dos espumantes da região de Prosecco, na Itália, que também são excelentes.

Massas
Os tintos italianos que harmonizam muito bem com massas acompanhadas de molhos vermelhos, cogumelos ou carne à bolonhesa são os Chianti e do Priorato.

Queijos
Em geral, parmesão e outros queijos duros harmonizam com Malbecs argentinos, Primtivos de Puglia ou Chantis. Queijos macios, como brie e camembert, pedem vinhos brancos de corpo médio a leve e acidez intermediária, como os Chardonnay do Novo Mundo. Já os queijos azuis, como gorgonzola e roquefort, precisam de vinhos de sobremesa, como os Vinho do Porto, Sauternes ou de Colheita Tardia. Enquanto os queijos de massa filada, tipo mussarela e provolone, harmonizam com vinhos tintos de corpo leve ou médio, com acidez acentuada para equilibrar a gordura, como os feitos com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc.

Frutos do Mar e Peixes
A clássica combinação é o vinho branco, como os Chablis, Rieslings e Pinot Grigio. No entanto, alguns tintos são uma excelente opção, como os da uva Pinot Noir para o atum e a italiana Sangiovese para peixes de rio. Os rosés também são uma boa pedida, principalmente para acompanhar salmão e buffets de comida japonesa.

Sobremesas
Harmonizar vinhos com sobremesa é uma tarefa bastante difícil, principalmente por causa do açúcar usado no preparo das sobremesas. Por isso, a nossa indicação tanto para a o Bolo com Champagne quanto para as sobremesas após as refeições é o italiano Prosecco, dos tipos demi-séc e brut, que possuem doçura suficiente para harmonizar com o açúcar do bolo.

4.    Qual a temperatura ideal dos vinhos para servir aos meus convidados?

Existem algumas regras que determinam a temperatura adequada para cada tipo de vinho. Vamos conferir: os espumantes devem ser servidos até 10ºC, os brancos de 12 a 14ºC e os tintos entre 16 e 18ºC.

Com essas dicas, vai ser difícil o seu casamento não ser um sucesso. Aproveite e deixe o seu comentário e nos acompanhe nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer login para publicar um comentário.