Entregamos em todo o Brasil

Frete grátis SP e grande SP para compras acima de R$ 300,00

3x sem juros no cartão para compras acima de R$ 500,00

5% de desconto à vista no boleto ou depósito, exceto nos
produtos em Oferta

Tipos de vinhos para harmonizar com o petisco perfeito

A gastronomia está presente no nosso dia a dia e com o passar dos tempos, ela nunca esteve tão saborosa.

Não é à toa que um termo vem ganhando espaço e sendo cada vez mais usado: harmonização, que nada mais é do que a combinação de comidas e bebidas que possuem sabores em comum para que a refeição se torne ainda mais especial.

Não existe muito segredo na hora de harmonizar o vinho com a comida, mas alguns cuidados precisam ser adotados, como por exemplo, analisar o peso e a textura tanto da bebida quanto da comida. Pratos leves devem acompanhar vinhos leves. Pratos ácidos devem acompanhar vinhos leves e bem frescos. E já os pratos gordurosos, precisam de vinhos com taninos mais potentes e acides alta.

A seguir, veja os principais tipos de vinhos e com quais petiscos a harmonização será um sucesso:

Vinho Tinto

  • Tábua de frios
  • Filé aperitivo
  • Pães gourmet

Para pratos à base de carne com gordura e estrutura, o ideal é optar por vinhos tintos com agradável frescor. E pelas opções acima você pode ver que são petiscos também muito fáceis de preparar e que agradam a todos os paladares. Nossa sugestão é apostar no Armador Carménère Orgânico 2015 que ao paladar é persistente e mostra equilíbrio entre taninos e acidez, sendo refrescante. Ou então o Beringer Founders Estate Zinfadel 2014 que possui um sabor equilibrado com taninos macios, final longo e persistente.

ARMADOR CARMÉNÈRE ORGÂNICO 2015

 

 

BERINGER FOUNDERS ESTATE ZINFADEL 2014

 

 

 

Vinho Branco

 

  • Bolinho de bacalhau
  • Isca de peixe
  • Camarão ao alho e óleo

 

Petiscos a base de peixes e frutos do mar pedem vinhos brancos por serem leves, aromáticos e com acidez na medida certa. Dois vinhos que acompanham muito bem esses petiscos são os Beringer Founders Estate Chardonnay 2013 e o Centine Bianco IGT 2015, pois ambos possuem acidez equilibrada e o seu final de boca é agradável e limpo, confirmando as sensações aromáticas com final macio e frutado.

BERINGER FOUNDERS ESTATE CHARDONNAY 2013

 

 

CENTINE BIANCO IGT 2015

 

 

 

Espumantes

  • Frango à passarinho
  • Polenta frita
  • Palito de queijo frito

As opções acima são de comidas com alto teor de gordura e que são mais comuns de serem opções para petiscar. Por isso, bebidas mais ácidas são grandes aliadas. Então você pode optar por vinhos e espumantes que sejam leves e com frescor pronunciado. Sugerimos o Cava Jaume Serra Brut que tem uma ótima estrutura na boca, amplo, vívido e com excelente acidez. E o Collin Crémant De Limoux Cuvée Prestige que possui uma boa perlage, além de ser fresco e cremoso na boca.

CAVA JAUME SERRA BRUT

 

 

COLLIN CRÉMANT DE LIMOUX CUVÉE PRESTIGE

 

 

Se você conhece outras harmonizações que fica incrível com petiscos, compartilhe conosco e também marque os seus amigos. E para você ficar por dentro das melhores combinações, confira também as nossas 5 dicas para harmonizar vinhos e massas.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer login para publicar um comentário.