O vinho é uma das bebidas mais consumidas no mundo e tem apreciadores espalhados por todo o mundo. Mas você sabe com esta bebida surgiu?

Se você pesquisar a fundo, encontrará referencias ao vinho até mesmo antes de Cristo, nas uvas cultivadas por Noé. Então neste post vamos fazer uma viagem no tempo e destrinchar a história do vinho até os dias de hoje!

O início de tudo!
Não há como afirmar que o vinho tem uma data de criação exata. Provavelmente ele foi sendo “descoberto” em diversos lugares em momentos diferentes, sendo impossível afirmar com precisão a sua origem real. Cada cultura possui a sua versão da criação do vinho, mas o mais plausível é que o vinho foi criado por volta do ano 6000 a.C, quando o ser humano deixou de ser nômade e começaram a exercer a agricultura.

O Berço do Vinho
Por questões climáticas, acredita-se que os primeiros vinhos foram produzidos na região do Mediterråneo e os primeiros vestígios encontrados de equipamentos vinícolas foram na região do Cáucaso, mais precisamente na Armênia.

Foto: GREGORY ARESHIAN

Já no Egito, berço da civilização na época, encontraram-se hieróglifos mostrando como era feito o preparo do vinho, que ia desde a forma de plantio até o armazenamento. Devido a complexidade da produção, o vinho era considera uma bebida inacessível a população sendo uma exclusividade aos faraós e seus familiares.

O Vinho na Grécia
Introduzido por volta de 3000 a.C pelos fenícios, os gregos não demoraram para se apaixonar pelo vinho e com a ajuda de Alexandre, o Grande, a bebida espalhou-se por toda Europa Ocidental.

Foto: https://www.greekboston.com/

O vinho, inclusive, faz parte da Mitologia Grega com a história de Dionísio, o deus do Vinho. Além da disseminação do vinho na Europa, os gregos também aperfeiçoaram o armazenamento dos vinhos forrando as ånforas com resina de madeira dando um sabor próprio e com o passar do tempo foi evoluindo até chegar aos barris de carvalho. Apesar da importåncia da Grécia na história do vinho, com o passar dos anos, devido as guerras e principalmente, a dominação pelo Império Otomano, os vinhos gregos perderam espaço e tentam até hoje se recupera no cenário de vinhos.

Habemus Vinum
O vinho chegou a Roma por volta de 1000 a.C, mas não fez sucesso logo de cara. A bebida foi mesmo se popularizar após a Batalha de Cartago (atual Tunísia), onde foram encontrados livros sobre vinicultura e com a evolução da agricultura, os romanos se tornaram especialistas em cultivo de uvas e produção de vinhos. Com o passar do tempo, eles inventaram os barris de madeira para armazenamento e descobriram como o material afetava o sabor do vinho, além de serem os primeiros a armazenar a bebida em garrafas de vidro.

Idade Média e o vinho na França
Neste período o vinho já estava famoso por toda Europa e era comumente servido em banquetes. Com Carlos Magno, Imperador Romano-Germånico, o reino Franco foi obrigado a seguir leis e normas para regulamentação da produção dos vinhos na região, iniciando o desenvolvimento de qualidade dos vinhos franceses que perduram até hoje. Foi nessa época que foram fundadas as regiões da Borgonha, cultivadas as primeiras Chardonnay em Chablis, o início da produção de vinhos em Bordeaux e a descoberta acidental do espumante por Dom Pérignon.

Vinhos no Novo Mundo
Através de missionários espanhóis, o vinho foi introduzido na América no século XVI, no México. A produção no país foi um sucesso total devido ao clima, a ponto de se transformar em uma concorrência para o mercado europeu. Outro país em destaque na produção de vinhos foi a África do Sul, que iniciou o cultivo no começo do século XVI com a chegada dos holandeses ao Cabo da Boa Esperança. E foi de lá que chegaram também as primeiras mudas à Austrália e Nova Zelåndia no fim do século XVIII. Apesar de uma história secular, os vinhos do novo mundo começaram a ser apreciados muito recentemente, já que antes eram feitos apenas para consumo interno ou exportação ao Reino Unido.

O Vinho no Brasil
A história no Brasil é bem parecida com a do México, onde, os vinhos chegaram através dos colonizadores. As primeiras videiras foram trazidas por Martim Afonso de Souza em 1532.

Foto: Wikipédia

Os vinhos eram produzidos para a utilização em missas. O clima favorável, principalmente na região sul do país foi responsável pelo sucesso do vinho no Brasil até os dias de hoje.

Gostou desta viagem no tempo? Então siga a gente nas redes sociais fique ligado no nosso blog!