A Pinotage é uma variedade de uva, símbolo da África do Sul, já que origem se deu nesse país. Resultante do cruzamento de duas outras variedades de uvas, seus vinhos são bem marcantes.

Essa uva é cheia de peculiaridades, desde a sua história até a suas características.

Vinicola

História

Pinotage foi criada em 1925, quando Abraham Izak Perold cruzou a Pinot Noir com a Hermitage, no jardim de sua casa e quase foram arrancadas pelo seu jardineiro que achava que se tratava de ervas daninhas.

Hoje em dia ela é uma das uvas mais plantadas na África do Sul e se tornou um símbolo nacional. Atualmente, o país é destaque pela qualidade dos seus vinhos e o preço competitivo, comparado aos produtores do resto do mundo.

O terroir rico em biodiversidade permite que os vinhos sejam únicos.

Características

Seus vinhos têm características peculiares, que faz o vinho ser amado por uns e odiado por outros. Normalmente, apresenta notas de frutas vermelhas, mas também pode resultar em vinhos com toques de fumaça e alcaçuz e, conforme seu envelhecimento, manga, banana e chocolate!

uva

Tem uma coloração escura, encorpado e tem taninos macios

Harmonização

Carne

A harmonização da Pinotage combina com risoto de funghi e carnes vermelhas grelhadas. Umas versões mais encorpadas combinam com carnes assadas e queijos. Pelos toques de chocolate, também podem harmonizar com chocolates com alta concentração de cacau e pratos condimentados.