Armazenar garrafas de forma adequada é uma arte que depende tanto do conteúdo da garrafa quanto do espaço disponível. Neste guia prático, desvendamos as diretrizes essenciais para que suas bebidas permaneçam em perfeitas condições, independentemente da sua escolha.

Vinhos com rolha de cortiça

Nestes casos a melhor forma de armazenamento é a horizontal. Ao manter a garrafa nessa posição, você evita que a rolha resseque e permita a entrada excessiva de oxigênio, estragando o vinho.

Você também pode guardar este tipo de vinho na diagonal, assim, o líquido permanece em contato com a rolha, evitando o ressecamento e cria uma bolha de ar, que acaba protegendo a bebida de oscilações de temperatura.

Espumantes

Para os espumantes, a recomendação é que se mantenha na vertical, pois o próprio gás da bebida irá hidratar a rolha e também evitará a perda de gás.

Screwcaps (Rosca)



Com a popularização deste tipo de tampa, muitos vinhos acabam vindo com esse tipo de vedação, que já não sofre nenhum tipo de oscilação, então pode ser guardada tanto na vertical quanto na horizontal.

 

Outro fator determinante

Além do tipo de vedação, outros fatores devem ser levados em consideração, um deles é o tempo de guarda. Se você pretende guardar o vinho por mais de 5 anos, é preferível que seja armazenado na horizontal, independente do tipo de vedação. Já se for um vinho que será consumido um período mais curto, este pode ser guardado na vertical.

Portanto, o ideal é que você saiba avaliar a situação para definir qual a melhor forma de guardar o seu vinho. Não esqueça de considerar o espaço disponível e a praticidade na hora de tomar sua decisão final. Um armazenamento inteligente combina perfeitamente a conservação ideal com a facilidade de acesso, garantindo que cada gole seja uma experiência memorável.